Cabo Verde aprova plano para retoma das atividades desportivas
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo cabo-verdiano aprovou um plano para a retoma das atividades desportivas com o objetivo de promover o reinício das competições, após as limitações impostas pela pandemia da covid-19, apurou a PANA, segunda-feira, de fonte desportiva.
Trata-se do Programa Alargado de Retoma Desportiva Nacional, orçado em 45.000.000 escudos (408.000 euros), a ser gerido pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), destinado aos clubes desportivos oficiais inscritos nas competições oficiais das associações regionais desportivas para a época desportiva 2021-2022, filiadas nas federações desportivas de modalidades coletivas dotadas de utilidade pública desportiva.
O despacho publicado no Boletim Oficial indica ainda que, no âmbito do mesmo programa, serão também apoiadas as associações regionais desportivas das modalidades individuais, que estejam filiadas nas respetivas federações detentoras do estatuto de utilidade pública desportiva, e que não retomaram as suas atividades para a temporada 2020-2021.
Desde 28 de outubro que Cabo Verde passou da situação de contingência à de alerta, devido à covid-19, deixando de ser obrigatório o uso de máscara na via pública, avançando ainda o relaxamento de várias medidas, como reabertura de discotecas.
Com a entrada do país em situação de alerta, foram permitidos o funcionamento de estabelecimentos de atividade de dança, e o levantamento de limitação de lotação em eventos culturais, desportivos, artísticos, recreativos e de lazer, desde que seja realizados em recintos e espaços com controlo de entradas.
O acesso aos espaços é, no entanto, condicionado à apresentação de um certificado de vacinação completa contra a covid-19, segundo a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 29nov2021