Cabo Verde apoia candidatura da Arábia Saudita para acolher Expo 2030
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde apoiará a candidatura da Arábia Saudita para acolher à exposição mundial em 2030 (Expo 2030), anunciou segunda-feira na cidade da Praia o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana fez este anunciou no final de um encontro com um enviado especial do rei da Arábia Saudita, Ahmed Kattan.
Ministro árabe dos Assuntos Africanos e Conselheiro da Corte Real da Arábia Saudita, Kattan esteve em Cabo Verde sexta-feira última para uma visita de pouco mais de 24 horas ao arquipélago.
“Da parte do Governo, nós já asseguramos ao ministro que, por um lado, faremos todas as diligências para integrar o bureau internacional das exposições, e que, por outro, apoiaremos a candidatura da Arábia Saudita para acolher a exposição 2030”, assegurou.
Cinco países, incluindo Arábia Saudita, Coreia do Sul, Itália, Ucrânia e Rússia, estão na disputa para albergar a Expo Mundial de 2030, cuja última edição aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no em março último.
A visita do dignatário saudita foi ainda a ocasião para os dois países traçarem possíveis áreas de cooperação, segundo o governante cabo-veridiano.
Demonstrou que Cabo Verde gostaria de atrair investimentos diretos da Arábia Saudita nas áreas do turismo, da economia azul e do turismo de conferências.
Rui Figueiredo Soares disse ainda ter recebido, nessa ocasião, um convite para visitar Árábia Saudita e participar em duas cimeiras que vão ter lugar naquele país.
Do seu lado, Ahmed Kattan admitiu que a relação com países africanos é “muito importante”, esperando que Cabo Verde consiga dar este apoio à candidatura da Arábia Saudita à exposição 2030.
Também foi portador de uma mensagem do rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al Saud, ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
-0- PANA CS/DD 05setembro2022