Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde apoia candidato brasileiro para diretor-geral da FAO

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde vai apoiar a candidatura do Brasileiro José Graziano para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cuja eleição terá lugar domingo próximo em Roma (Itália), soube-se sexta-feira de fonte oficial na Praia.

A decisão de Cabo Verde de apoiar o antigo ministro brasileiro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, que disputa o lugar com mais cinco candidatos, resulta de um compromisso assumido pelos oitos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O antigo ministro das Relações Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, o vice-ministro indonésio do Bem-Estar Social, Indroyono Soesilo, o ministro da Agricultura da Áustria, Franz Fischle, o ex-representante do Irão na FAO, Mohammed Saeid Noori-Naeini, e o ex-ministro dos Recursos Hídricos do Iraque, Abdul Latif Jamal Rashid, são os adversários José Graziano na eleição para o cargo de director-geral da FAO.

Para além da escolha da personalidade que irá substituir o Senegalês Jacques Diouf à frente desta agência especializada das Nações Unidas, a 37ª Conferência da FAO, a decorrer de 25 de junho a 2 de julho, vai analisar a situação alimentar e agrícola no mundo, bem como a função vital da mulher na agricultura e no desenvolvimento rural.

Os ministros vão discutir igualmente sobre os preços dos alimentos e as desigualdades entre homens e mulheres na produção agrícola e na segurança alimentar, no acesso às terras e na prestação de serviços educativos, financeiros e tecnológicos.

Cabo Verde estará representada no evento, que decorre sob o lema “O Papel das Mulheres na Agricultura e no Desenvolvimento Rural”, pela ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, que irá apresentar uma comunicação sobre este tema.

-0- PANA CS/TON 24jun2011