Cabo Verde anuncia terceira dose da vacina contra covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde vai começar a administrar, até ao fim do ano, a terceira dose da vacina contra a covid-19 aos idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
Na habitual conferência de imprensa semanal de balanco da evolução da epidemia no arquipélago, o diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, Jorge Noel Barreto, explicou que as autoridades sanitárias já estão a organizar-se para o efeito.
Oportunamente, disse, seräo dadas informações sobre como será feita esta nova operação, enquanto dose de reforço a pessoas com 60 ou mais anos de idade.
O médico infeciologista, que supervisiona as operações de vacinação, em Cabo Verde, acrescentou que serão igualmente contemplados com a terceira dose indivíduos com doenças crónicas, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo dados oficiais, Cabo Verde já vacinou 82 por cento de pessoas com a primeira dose de vacinas contra a covid-19, mas ainda precisa imunizar mais 11.239 para a meta de vacinar 85 por cento da sua população ainda este ano.
Jorge Barreto avançou também que Cabo Verde já usou 539.908 doses de vacinas, o que corresponde a 75,5 por cento das 715.150 doses recebidas pelos diversos mecanismos.
Neste momento, 82 por cento de adultos já receberam a sua primeira dose (303.569 pessoas), sendo que há 18 concelhos que já atingiram ou ultrapassaram 70 por cento com a primeira dose e três concelhos com taxa inferior a 70 por cento, nomeadamente Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Tarrafal, todos em Santiago.
Outro concelho com taxa inferior a 70 por cento é a Boa Vista, mas, segundo Jorge Barreto, falta a revisão em relação à população residente para ajustar o indicador, estando as autoridades de saúde a aguardar os resultados definitivos do recenseamento de 2020.
Jorge Barreto disse que mais uma informação que mostra que a vacinação está a surtir efeitos é que, há 24 dias, que o país não regista qualquer óbito por causa da covid-19 e não há pessoas internadas nos hospitais do país.
"Todos os dias vamos tendo cada vez mais evidências de que a vacina contra a covid-19 é, neste momento, uma das melhores ferramentas que nós temos para evitar o descontrolo da situação”, frisou o porta-voz do Ministério da Saúde.
Desde a última segunda-feira, o país registou um total de 43 novos casos positivos, três dos quais esta terça-feira, tendo agora 38.299 casos positivos acumulados, 37.867 recuperados, 349 óbitos e 58 casos ativos.
Neste momento, as ilhas da Boa Vista, Brava e Fogo e os concelhos do Paul São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel, São Salvador do Mundo e Ribeira Grande de Santiago não têm qualquer caso ativo.
Instado sobre as medidas adotadas nas fronteiras nacionais, tendo em conta a nova eclosão da covid-19, nomeadamente na Europa, Jorge Barreto disse que o pessoal dos aeroportos e portos têm indicações de como devem agir.
“Estamos atentos e a acompanhar a situação (de novas vagas da covid-19)”, assegurou o responsável.
-0- PANA CS/IZ 16nov2021