Cabo Verde anuncia mais três mortes associadas à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) –Autoridades sanitárias de Cabo Verde anunciaram, quinta-feira, mais três mortes ligadas à covid-19, o que eleva a 327 o total,
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo o Ministério da Saúde, o arquipélago registou, nas ultimas 24 horas, mais 75 novos casos positivos de coronavírus, pelo que passou a contabilizar um total de 36.891 casos positivos acumulados de covid-19, desde o registo do primeiro caso no país a 9 de março de 2020.
A mesma fonte dá conta que, do total de 1.061 resultados recebidos para analise nos laboratórios, a taxa de positividade foi de 7,1 por cento.
Dos novos casos, 20 foram diagnosticados na cidade da Praia, na ilha de Santiago, que viu outros municípios registarem mais infetados, nomeadamente São Miguel (oito), Santa Catarina e Tarrafal (quatro cada), e um cada em São Salvador do Mundo e Tarrafal.
Os restantes infetados foram reportados em São Vicente (14), Maio (nove), Ribeira Brava de São Nicolau (sete), Boa Vista e Tarrafal de São Nicolau com dois cada e um cada em Ribeira Grande e Paul (Santo Antão) e São Filipe, no Fogo.
Em sentido contrário, mais 148 pessoas tiveram alta desde quarta-feira última, de um total agora de 35.655 casos considerados recuperados da infeção desde o início da pandemia.
Com os novos dados, Cabo Verde passou a contabilizar 885 casos ativos.
Entretanto, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças revelou, quinta-feira, que Cabo Verde está entre os cinco países com mais casos de de covid-19 em África por milhão de habitantes.
"Desde a última semana, nos 55 países africanos, registámos uma descida de 20 por cento no número de casos. Na contabilização dos cinco países com mais incidências diárias por milhão de habitantes, estão as ilhas Seicheles, a Tunísia, os Botswana, a Líbia e Cabo Verde", apontou disse o diretor do Centro, John Nkengasong, durante uma conferência de imprensa semanal deste organismo da União Africana.
-0- PANA CS/DD 17setembro2021