Cabo Verde anuncia construção do quinto aeroporto internacional
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou, segunda-feira, que a implementação do maior investimento privado no país, no montante de 500 milhões de euros, vai levar à construção na ilha do Maio dum quinto aeroporto internacional do arquipélago, apurou a PANA de fonte segura.
No entanto, questionado por jornalistas, durante a visita a àquela ilha, Ulisses Correia e Silva não se comprometeu a dar prazos para a construção desta infraestrutura.
Assumiu no entanto que será complementar ao investimento que agora vai arrancar no Maio, para criar quatro mil empregos no setor do turismo, com a conclusão da primeira fase em três anos.
A minuta de convenção de estabelecimento do “Little África Maio” foi assinada em 15 de dezembro último, na cidade da Praia, entre o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e um empresário espanhol, Enrique Banuelos de Castro, sócio gerente da Internacional Holding Cabo Verde (IHCV), um consórcio que integra vários outros investidores africanos.
Contudo, o chefe do Executivo cabo-verdiano admitiu que vai ser necessária uma parceria entre o investidor externo, o Estado de Cabo Verde e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boavista e Maio, na construção de mais este aeroporto internacional.
Daí ele não ter avançado com uma data para o efeito.
Cabo Verde já dispõe de quatro aeroportos internacionais, nas ilhas turísticas do Sal e da Boa Vista, bem como na Praia (Santiago) e em São Vicente, acrescentou.
-0- PANA CS/DD 26jan2021