Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde alberga projeto de melhoria de serviços públicos nos PALOP-TL

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um projeto de apoio à melhoria da proximidade e qualidade dos serviços públicos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PAMSP-PALOP/TL), é lançado nesta sexta-feira na cidade da Praia, apurou a PANA no local de fonte segura.

Trata-se de um projeto orçado em seis milhões de euros, dos quais cinco milhões serão assumidos pela União Europeia (UE) ao passo que o resto pelo Estado Português.

O programa a ser lançado no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, tem como objetivo tornar as administrações públicas dos PALOP-TL “mais rápidas, mais eficazes, mais transparentes e mais próximas dos cidadãos e das empresas, através da informatização dos serviços públicos e da governação eletrónica”.

Segundo uma fonte ligada ao projeto, estão previstas, para o efeito, a realização de seminários de capacitação institucional em matéria de gestão e execução de projetos das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas administrações pública, bem como a prestação de serviços públicos aos cidadãos e às empresas.

A fonte precisa que “os grupos-alvo do empreendimento são os cidadãos e as empresas dos PALOP-TL, numa abordagem integrada de simplificação administrativa e prestação de serviços públicos inspirada nos Balcões Únicos”.

Cabo Verde é o país responsável pela implementação desta importante iniciativa, ficando a Unidade de Gestão do Projeto sediada na sua cidade capital, Praia.

-0- PANA CS/DD 17out2014