Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde alarga cooperação com Cuba

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia na próxima semana uma vista oficial a Cuba para estreitar os laços de amizade e procurar novos sectores de cooperação com aquele país da América Latina, soube a PANA terça-feira na Praia de fonte oficial.
Esta visita do chefe do Governo cabo-verdiano estava programada inicialmente para Setembro do ano passado, mas teve de ser adiada devido ao furacão "Ike" que assolou Cuba na altura, causando cerca de 100 mortos naquela ilha das Caraíbas.
A cooperação entre os dois países tem tido até agora maior expressão nas áreas da educação e saúde, mas é intenção das duas partes expandir as suas relações a outros domínios e novos sectores.
Neste sentido, os Governos de Cabo Verde e de Cuba têm vindo a procurar estabelecer também relações económico-empresariais e nos domínios da agricultura, da pecuária, do ambiente e das pescas, da cultura, da defesa e da juventude.
Em Fevereiro último, teve lugar na Praia a 15ª reunião da Comissão Mista Cabo Verde-Cuba, que analisou as políticas de cooperação entre os dois países.
No âmbito da cooperação entre os dois países, Cuba joga um papel fundamental na formação e valorização de recursos humanos do arquipélago, sobretudo de médicos.
Actualmente estão em Cuba 45 estudantes cabo-verdianos a fazer licenciatura, dois dos quais por conta própria, e os restantes em bolsas de estudo concedidas pelo Governo cubano.
Dezoito médicos cabo-verdianos encontram-se em Cuba a fazer especialidade e outros deverão vir nos próximos tempos.
Até agora, mais de 900 estudantes cabo-verdianos foram formados em Cuba em diversas especialidades.
A embaixadora cabo-verdiana em Cuba, Crispina Gomes, disse à Rádio de Cabo Verde que há boas possibilidades de expansão da cooperação bilateral entre os dois países.
A diplomata recordou que Cabo Verde tem experiência acumulada na busca de soluções para resolver os problemas decorrentes da pobreza que ainda afecta o arquipélago e que isto pode servir de exemplo para outros países, como Cuba, que enfrentam o mesmo dilema.