Cabo Verde adquire novos equipamentos da China para combater covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidade, Luis Filipe Tavares, revelou, esta terça-feira, na cidade da Praia, que deve chegar ao país nos próximos dias um novo leque de 35 toneladas de vários equipamentos, adquiridos na China, para reforçar a luta contra a covid-19 arquipélago.
Em declarações à rádio publica nacional (RCV), o chefe da diplomacia cabo-verdiano sublinhou que se trata de um investimento de cinco milhões de dólares, que se insere na aposta do Governo “visando a segurança dos Cabo-verdianos, na luta contra a pandemia de coronavírus”.
Segundo ele, Cabo Verde está a trabalhar no transporte da encomenda que irá “ajudar muito” o país nessa luta.
Luis Filipe Tavares assegura que, com esta nova encomenda, Cabo Verde vai ter equipamentos e materiais “suficientes” para fornecer em todos os pontos do arquipélago.
O também ministro da Defesa Nacional assegurou que as autoridades cabo-verdianas não têm poupado esforços no combate à covid-19, e que, neste sentido, já foram adquiridos equipamentos, a par também de doações, para o combate ao mesmo flagelo.
Entretanto, Cabo Verde recebeu, segunda-feira, 04 de maio, 15 mil testes rápidos e vai começar, esta semana, a sua aplicação intensa em grupos específicos e de risco, segundo o governante.
Conforme disse o diretor nacional de Saúde do país, Artur Correia, estes bens vão servir para a pesquisa de anticorpos que, por sua vez, irão servir para fazer estudos, confirmar diagnósticos e linhas de investigação.
Também vão ser aplicados, de forma mais intensa, em grupos específicos e de risco, como profissionais de saúde, condutores de viaturas interurbanas, pessoas com uma intensa atividade de atendimento, pessoas que se vão deslocar de uma ilha com transmissão ativa a uma sem transmissão ativa e cidadãos em quarentena.
Artur Correia adiantou que Cabo Verde apresentou uma proposta ao Fundo Global e às Nações Unidas para aquisição de reagentes, que devem chegar ao país ainda este mês.
Cabo Verde registou, até esta terça-feira, um total de 175 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (116), Boa Vista (59) e São Vicente (03), com dois óbitos e 37 recuperados.
As ilhas de Santiago e da Boa Vista entraram, domingo, no terceiro período do estado de emergência, em vigor até ao 14 de maio corrente, indicou o responsável.
-0- PANA CS/DD 05maio2020