Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde investirá cerca de 10.000.000 dólares americanos na aquisição de um avião para patrulhamentos, buscas e salvamentos no país, apurou a PANA de fonte oficial.
Em declarações a jornalistas, à margem da abertura da reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada a Diretores de Serviços e Equiparados, que termina esta quinta-feira na cidade da Praia, a ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, adiantou que a aeronave também terá “funções outras, exatamente para permitir a sua viabilidade e a sua sustentabilidade.”
A governante explicou que, a anteceder à chegada do avião, que vai ser construído de raiz, será ainda necessário formar pilotos, capacitar mecânicos e preparar a questão da engenharia.
Segundo Janine Lélis, o prazo de fabrico apontado é de um ano, a partir daquilo que vai ser a celebração do contrato de aquisição do avião.
“Mais do que ter a aeronave, é preparar-se para se ter a aeronave. Por isso é que nós estamos aqui também a trabalhar na implementação da chamada entidade de Aeronáutica Militar”, assinalou.
Numa altura em que o arquipélago permanece sem qualquer meio aéreo do Estado para patrulhamentos, socorro ou evacuações médicas, a Guarda Costeira de Cabo Verde voltará assim a ter um avião para o efeito, em 2024.
-0- PANA CS/DD 16fev2023