Cabo Verde adia Censo 2020 devido à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde decidiu adiar a recolha de dados para o quinto Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH -2020), ou Censo 2020, devido à evolução da pandemia da covid-19, apurou a PANA, quarta-feira, na cidade da Praia.
Numa nota, o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinala que a recolha dos dados estava prevista para 16 a 30 de junho deste ano.
Mas, explica o documento, considerando a evolução da covid-19, no país, e consequentemente o alargamento do Estado de Emergência, em articulação com as autoridades nacionais e parceiros técnicos, "decidiu-se adiar esta operação para data a indicar".
“Esta decisão levou em consideração a natureza da recolha, que é exaustiva, domiciliar e realizada por entrevistas diretas junto dos representantes dos agregados familiares, e isto envolve contactos diretos com os cidadãos”, justifica assinada pelo presidente do INE, Osvaldo Borges.
A mesma nota esclarece que, devido à vigência do Estado de Emergência, foram adiadas igualmente ações de formação de formadores e supervisores, que deviam acontecer de forma centralizada, na Praia, e dos recenseadores em todos os municípios do país, em finais de abril e mês de maio, respetivamente, envolvendo mais de 1600 pessoas.
O presidente do INE indicou, entretanto, que, apesar das limitações do momento, os trabalhos técnicos visando a realização do Censo 2020 continuam a ser realizados, devendo agora a fixação do novo período de recolha dos dados ficar a depender da evolução da situação em todo o território nacional.
Osvaldo Borges espera, no entanto, que o país venha, ainda este ano, a ter condições para a continuidade do RGPH-2020, que será a maior operação estatística, no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, realizada junto de toda a população residente, em Cabo Verde.
O presidente do INE recorda que esta operação constitui um dos instrumentos mais importantes para a organização do Estado, sendo também “determinante para a tomada de decisão e para o reforço da cidadania”.
O RGPH ou Censo é realizado em Cabo Verde pelo INE, de 10 em 10 anos, e tem por objetivo melhorar o conhecimento das caraterísticas da população e da habitação e, assim, contribuir para a consolidação das intervenções ao nível do setor público, privado e social do processo de desenvolvimento do país.
-0- PANA CS/IZ 29abril2020