Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe simpósio sobre segurança alimentar nos países lusófonos

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana vai acolher, de 13 a 16 deste mês, o IV Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Sustentável da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apurou a PANA na cidade da Praia de fonte ligada à organização do evento.

Esta quarta edição do simpósio, designado abreviadamente SANDS, tem por objetivo principal refletir sobre a problemática da segurança alimentar e nutricional nos países da CPLP e a busca de definições e meios de ações conjuntas por arte das instituições dos Estados-membros da comunidade lusófona.

Para uma fonte do Ministério do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, organizador deste evento, a segurança alimentar e nutricional no quadro de um desenvolvimento sustentável é uma problemática de atualidade de “suma importância”, constituindo preocupação de governos, organizações internacionais, investigadores e sociedade civil.

Por isso, considera-se ser necessária “uma atenção especial à sensibilização de muitos a essa problemática”.

De acordo com um documento divulgado pela organização do evento, o IV SANDS procura pôr a ciência e o conhecimento ao serviço da resolução de problemas concretos, numa “dinâmica proativa” de investigação-pesquisa/desenvolvimento.

Pretende-se, igualmente, que a realização do simpósio em Cabo Verde venha a proporcionar uma “oportunidade ímpar” de colocar as autoridades governamentais da CPLP em contacto com a realidade do arquipélago e os principais desafios e oportunidades nesta problemática.

“Deve proporcionar, ainda, a divulgação da boa experiência do país em matéria de política alimentar e nutricional e respetiva implementação, no domínio público e privado”, lê-se no documento.

Também o secretário executivo da CPLP, o embaixador moçambicano Murade Murargy, que desde a sua primeira visita oficial a Cabo Verde em abril deste ano prometeu estar presente no encontro, garantiu que a sua organização está a trabalhar para melhorar a preparação desse simpósio por forma a conseguir-se “resultados mais concretos que nos permitam definir ou avançar com projetos de segurança alimentar nos nossos países”.

A organização confirma a presença no simpósio dos ministros da Agricultura e Pescas de Timor-Leste e de São Tomé e Príncipe, Mariano Sabino Lopes e António Dias, respetivamente, e dos secretários de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar de Portugal, Nuno Vieira e Brito, e da Agricultura de Angola, José Amaro Tati.

Participam também no simpósio, outros responsáveis governamentais e técnicos especialistas das diferentes áreas de segurança alimentar, organismos internacionais, investigadores, empreendedores e organizações da sociedade civil envolvidos na problemática.

Os anteriores simpósios sobre a SANDS foram realizados em Luanda (2007), Brasília (2009) e Bissau (2010).

-0- PANA CS/IZ 07nov2013