Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe simpósio internacional sobre colonialismo

Praia, Cabo Verde (PANA) - Académicos dos Estados Unidos da América, da Inglaterra, da Alemanha, da Espanha, de França, da Itália, de Portugal, do Brasil e de Cabo Verde participam na Cidade da Praia num simpósio internacional sobre História da Geografia e Colonialismo, soube-se de fonte oficial.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e da International Geographical Union que é organizado em torno de quatro eixos temáticos: “Reflexões sobre geografia e colonialismo”; “Conhecimento geográfico das regiões tropicais”; “O mundo colonial não tropical”; e “A geografia em Cabo Verde: evolução e aspetos teórico-metodológicos”.

O simpósio, que decorre até sexta-feira, inclui conferências e sessões de trabalho, bem como excursões de geografia urbana aos centros históricos da Cidade da Praia e da Ribeira Grande de Santiago, Património da Humanidade.

Durante o evento, os participantes homenagearm o professor Orlando Ribeiro (1911-1997), geógrafo e historiador português que dedicou a sua vida ao ensino e investigação em geografia.

Considerado o renovador desta ciência em Portugal no século XX e o geógrafo português com mais ampla projeção a nível internacional, Orlando Ribeiro tem uma vasta obra científica que inclui os resultados da sua viagem às ilhas de Cabo Verde, mais concretamente à ilha do Fogo, onde ainda permanece na memória de todos o estudo do vulcão do Pico, o único considerado ainda ativo no arquipélago.

-0- PANA CS/TON 16jun2011