Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe reunião sobre cooperação entre Estados insulares

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe a partir desta quarta-feira a II Reunião dos Ministros da Saúde dos Estados Insulares em Desenvolvimento da Região Africana da Organização Mundial da Saúde, para examinar o perfil sanitário dos países participantes, apurou a PANA na Praia de fonte oficial.
Neste seu segundo encontro, os responsáveis pelo sector da Saúde de Cabo Verde, Comores, Maurícias, São Tomé e Príncipe e Seicheles irão também avaliar os progressos registados na implementação da Declaração de Seicheles, aprovada aquando da primeira reunião, realizada em Outubro de 2006.
Os participantes na reunião de dois dias, entre os quais figura o director regional da OMS para África, Luís Sambo, vão ainda partilhar novos desenvolvimentos relativamente a doenças não transmissíveis, implicações sanitárias das situações de emergência e cuidados de saúde primários.
O encontro visa também a identificação dos domínios a privilegiar na cooperação a desenvolver entre os Estados participantes.
Os Estados Insulares africanos têm em comum a sua pequena dimensão demográfica, factor que exige uma atenção particular para não serem negligenciados pela comunidade internacional que, pelo contrário, lhes deve conferir a visibilidade necessária para beneficiarem do apoio técnico e da ajuda em recursos conducentes ao seu desenvolvimento sustentado.