Cabo Verde acolhe reunião do Acordo de Banjul sobre segurança aérea
Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana é palco de terça a sexta-feira da quinta reunião do Comité Técnico Regulatório da Organização de Supervisão da Segurança Operacional do Grupo de Acordo de Banjul sobre segurança aérea, apurou a PANA de fonte oficial, na cidade da Praia.
De acordo como o administrador executivo da Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, Vasco Vieira, a reunião vai analisar documentos sobre regulamentos da aviação civil e procedimentos manuais das diversas áreas operacionais, tais como navegação aérea, licenciamento e navegabilidade, entre outros.
O objetivo principal é garantir a segurança operacional nos países integrantes do Grupo, pelo que vão abordar questões das várias áreas, visando assegurar que os passageiros viagem de forma segura.
No caso de Cabo Verde, Vasco Vieira avançou que, para a segurança nas viagens aéreas, é estabelecido um nível de implementação das normas da Organização Internacional da Aviação Civil, que deve ser acima dos 60 por cento por cento.
“Em Cabo Verde, nós temos 82,97 por cento, assim como países como a Nigéria, o Gana e a Gâmbia que estão também acima dos 80 por cento”, afiançou o responsável aeronáutico cabo-verdiano.
Vasco Vieira esclareceu ainda que não há consequências diretas para os países que não atinjam os valores estabelecidos, mas, assinalou, ter essa cifra muito abaixo implica que esses países não sejam procurados para realizar operações internacionais.
O Grupo de Acordo de Banjul foi constituído em novembro de 1997, com o intuito de promover os melhores padrões de segurança e facilitação no setor da aviação civil.
É constituído por Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné-Conakry, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.
O Grupo reúne-se em sessões plenárias pelo menos uma vez por ano para avaliar as atividades e o funcionamento da organização e formular estratégias e políticas de atuação conjunta no domínio dos transportes aéreos na nossa sub-região africana.
-0- PANA CS/IZ 04ago2021