Cabo Verde acolhe reunião das Forças Marítimas Africanas
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma primeira Reunião das Forças Marítimas Africanas (AMFS) realiza-se esta segunda-feira na ilha cabo-verdiana do Sal, soube a PANA de fonte oficial.
No fórum participam mais de 80 delegados e chefes internacionais de marinhas, guardas costeiros e infantarias navais de 38 países, de acordo com a mesma fonte.
De acordo com uma nota de imprensa, citada pela Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), a reunião, de três dias, tem como propósito implementar um novo modelo para o engajamento de nível sénior em África, onde combina os três simpósios de liderança sénior tradicionalmente realizados durante exercícios regionais do comando naval dos Estados Unidos da América em África (NAVAF), num único evento em todo o continente africano.
Neste sentido, o encontro incluirá sessões plenárias onde serão analisados desafios comuns de segurança marítima em África, sendo que grupos de trabalho regionais e demonstrações de treinamento a bordo serão realizados por marinheiros dos Estados Unidos e de Cabo Verde.
A mesma nota refere que o simpósio concentrará também a sua atenção na “intensificação de boas relações” entre chefes de Marinhas, Guardas Costeiros e Infantarias Navais de nações africanas, parceiras e aliadas.
No mesmo contexto, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, vai reunir-se com o Secretário da Marinha dos Estados Unidos, Carlos del Toro, que estará presente na reunião que decorre num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria.
“Cabo Verde é um importante parceiro dos Estados Unidos na promoção da paz e segurança em África, E, nesta linha, em dezembro de 2022, os dois países assinaram um memorando de entendimento sobre a cooperação no domínio da defesa, com ênfase na continuidade do combate a atividades marítimas ilícitas, através da cooperação em matéria de segurança”, recorda a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 20mar2023