Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe prova da UFOA de qualificação para Liga dos Campeões Feminino

Praia, Cabo Verde (PANA) - A cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai ser palco, de 24 a 30 de julho próximo, da fase final de qualificação da Zona A da União de Futebol da África Ocidental (UFOA) da Liga dos Campeões em femininos, que conta com o concurso das equipas campeãs de Cabo Verde, Mali, Libéria e Senegal.

De acordo com um comunicado emitido pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), trata-se da primeira competição a ser realizada pela UFOA, em Cabo Verde, e logo no Estádio Adérito Sena, um recinto desportivo recentemente remodelado com o apoio da FIFA.

Cabo Verde vai ser representado no torneio pela equipa do Seven Star´s, campeã em titulo do futebol feminino no arquipelago, a que se juntam as malianas do AS Mande, as liberianas do Determine Girls e as senegalesas do AS Dakar Sacré Coeur

De fora ficaram as representantes de outros cinco países da zona que não preencheram os requisitos exigidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para participar na prova. 

De acordo com o regulamento, a prova será disputada no sistema “todos contra todos”, devendo o sorteio dos jogos ser realizado no dia 22 de julho, dois dias antes do arranque da competicao. 

Entre jogadoras, oficiais, árbitros e staff da organização, estão previstas a presença nessa altura no Mindelo de mais de 150 pessoas.

No passado mês  de maio, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, mostrava-se expectante sobre a realização da prova em Cabo Verde por causa dos constrangimentos ditados pelo agravamento dos casos da covid-19.

No entanto, ele destacava a importância desta prova para o futebol feminino no país, realçando que a competição visa promover mais competitividade, bem como aumentar o número de praticantes na camada feminina.

Felizmente, a situação pandémica evoluiu favoravelmente e agora a realização da prova já é uma certeza, disse Mário Semedo.

Entretanto, a direção da  Associação Juvenil Seven Stars regozija-se com a certificação da CAF que confirma a presença da sua equipa feminina de futebol na fase de qualificação da Liga dos Campeões Africanos em futebol feminino.

“Depois de um processo de licenciamento, que demorou três longas semanas, recebemos com alegria a notícia da nossa certificação pela CAF. Como atuais campeões nacionais, conquistamos assim por mérito próprio o direito de representarmos o País na Liga dos Campeões Africanos em futebol feminino”, informa Gil Évora, da direção do clube.

Segundo ele, o Seven Stars vai para Mindelo competir com as campeãs do Mali, do Senegal e da Libéria com o objetivo claro de vencer a fase zonal e qualificar-se para a fase final que terá lugar ainda este ano, no Egito.

-0- PANA CS/IZ 30jun2021