Cabo Verde acolhe jogos do Afrobasket-sub-16 em masculino
Praia, Cabo Verde (PANA) - A edição do Afrobasket Sub-16 masculino, uma prova que conta com o concurso de seleções nacionais de dez países africanos, decorrerá no pavilhão multiusos Vava Duarte, na cidade da Praia, de 05 a 14 de julho corrente, apurou a PANA, quarta-feira no local, de fonte desportiva.
Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Mário Correia, este torneio da Federação mInternacional de Basquetebol (FIBA) África já tem garantida a participação das seleções nacionais de Cabo Verde (equipa anfitriã), da Argélia, de Angola, do Congo, da Cote d’Ivoire, do Egito, da Guiné Conakry, da Tunísia e do Rwanda.
Em declarações a imprensa, Mário Correia disse que a logística para este evento continental já está praticamente montada, prevendo ainda para esta quarta-feira o início da chegada das equipas, bem como dos oficiais da FIBA, de modo que a reunião técnica se realize na quinta-feira, véspera do início da prova.
A organização conta realizar quatro jogos diários, nesta já denominada “festa africana de formação de basquetebol”, o que para a federação cabo-verdiana da modalidade (FCBB) se enquadra na sua visão de dotar jovens atletas nacionais de experiências competitivas, a fim de se familiarizarem com estas andanças competitivas.
Conforme Mario Correia, antigo internacional cabo-verdiano de basquetebol, esta é uma metodologia encontrada pela FCBB para alterar a forma como os jogadores se preparam para os trabalhos da seleção principal, já que tem sido prática os atletas chegarem aos seniores sem qualquer experiência a nível dos escalões de formação.
Neste sentido, ele acredita que torneios de tipo, que vai decorrer na capital cabo-verdiana, poderão servir de trampolim para o futuro, porquanto os atletas adquirem experiência e ritmos competitivos para se chegarem ao escalão principal sem grandes sobressaltos.
-0- PANA CS/DD 03julho2019