Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe fórum das sociedades da Cruz Vermelha lusófonas

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana,Praia, acolhe desde terça-feira o Fórum das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de Língua Portuguesa para a troca de experiencias à volta das iniciativas para a defesa dos interesses comuns, apurou a PANA de fonte da organização do evento.

Em declarações à imprensa, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), Mário Moreira, explicou que o fórum tem como objetivo principal promover a cooperação no domínio da intervenção em casos de catástrofe, saúde, formação professional e emigração e enriquecer outros domínios do movimento internacional da Cruz Vermelha.

Mário Moreira explicou que os participantes irão debruçar-se sobre o “projeto gerador de rendimento”, que será implementado, ainda este ano, com o objetivo de refletir sobre a sustentabilidade das sociedades nacionais da Cruz Vermelha.

“Neste momento, é fundamental que a Cruz Vermelha comece a pensar na sua sustentabilidade. Estamos a rever as estruturas dos projetos sociais com excelentes resultados, para que possamos transformá-los em projetos geradores de pequenos rendimentos”, indicou.

O fórum, que decorre sob o lema “Trabalhar à base da nossa língua para melhorar o sofrimento daqueles que precisam”, conta com a presença da Cruz Vermelha de Angola, Portugal, Moçambique, Brasil e Macau, sendo que São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau não participam por questões de agenda.

-0- PANA CS/IZ 17julho2013