Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe encontro de quadros bissau-guineenses

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A cidade da Praia acolhe, sábado, o primeiro encontro de quadros bissau-guineenses residentes em Cabo Verde que vai decorrer sob o lema "Nô Pensa Guiné Djito Tem Cu Tem" (Vamos Pensar a Guiné-Bissau tem de haver jeito), apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte da organização.
Com a realização deste encontro, que terá a presença do secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Fernando Gomes Dias, os participantes pretendem analisar e debater assuntos relacionados com a situação política e social do país e tentar apontar caminhos para soluções.
A organização deste evento inscreve-se também no âmbito dos preparativos para a realização de um grande encontro sobre a diáspora da Guiné-Bissau, a ter lugar na capital bissau-guineense, em data por indicar.
No encontro da capital cabo-verdiana, além de quadros bissau- guineenses que trabalham em Cabo Verde e que ascendem a várias centenas, participam também quadros cabo-verdianos que irão dar a conhecer a experiência do arquipélago em domínios como a educação, a reforma do Estado, a governação electrónica, entre outros.
À margem do encontro, o secretário de Estado das Comunidades tem previsto um encontro com a comunidade bissau-guineense radicada em Cabo Verde estimada em alguns milhares de indivíduos