Cabo Verde acolhe conferência sobre clima e desenvolvimento em África
Praia, Cabo Verde (PANA) - A IX edição da Conferência para o Clima e Desenvolvimento em África (CCDA) vai ter lugar, de 13 a 17 de setembro próximo, na ilha cabo-verdiana do Sal, soube a PANA sexta-feira, na cidade da Praia.
O encontro vai reunir mais de mil participantes em formato híbrido, virtual e presencial, segundo fontes próximas da organização.
Trata-se de um evento organizado conjuntamente pelo Governo de Cabo Verde, pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), pela Comissão da União Africana e pelo Banco Africano de Desenvolvimento, no quadro do Programa Clim-Dev (Clima e Desenvolvimento).
Para o efeito, foi assinado na cidade da Praia um acordo entre o Governo cabo-verdiano e a UNECA que define as condições da logística e organização do encontro no principal centro turístico do arquipélago.
Em declarações aos jornalistas, após o ato de assinatura do acordo, o vice-primeiro-ministro e ministro cabo-verdiano das Finanças, Olavo Correia, salientou que a realização da IX Conferência para o Clima e Desenvolvimento em África no país “é a manifestação de enorme confiança em Cabo Verde e no Governo deste país".
"É igualmente, e sobretudo, o reconhecimento daquilo que se está a fazer, mormente quanto à estratégia de se colocar o clima e o desenvolvimento sustentável no centro das políticas públicas cabo-verdianas", prosseguiu Olavo Correia.
A realização desta conferência enquadra-se no processo de preparação da posição de África para a 23.ª Conferência das Partes (COP), da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, através do Grupo Africano de Negociadores (AGN) e que terá lugar em novembro, na Escócia.
-0- PANA CS/IZ 28ago2021