Cabo Verde acolhe conferência ministerial sobre transporte aéreo e turismo em África
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma conferência ministerial sobre o transporte aéreo e o turismo em África decorre desde terça-feira na ilha cabo-verdiana do Sal, apurou a PANA de fonte segura.
Trata-se dum evento, o primeiro do género, no qual participam ministros titulares destes setores, vindos de 54 países africanos, segundo a mesma fonte.
A conferência decorre sob a égide da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e da Organização Mundial do Turismo (OMT), com a colaboração do Governo de Cabo Verde.
Segundo uma fonte do Executivo cabo-verdiano, está já confirmada a participação de 54 países, representados pelos ministros que tutelam os setores do turismo e do transporte aéreo e de onze companhias aéreas de outros países.
"Cabo Verde sente-se muito honrado por ter sido escolhido pela ICAO e pela OMT, como parceiro em África, para organizar a I Conferência Ministerial em África sobre a Aviação Civil e o Turismo", regozijou-se o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, José da Silva Gonçalves.
Sublinhou que, "pela primeira vez”, responsáveis governamentais dos setores da aviação civil e do turismo de 54 países em África se vão reunir para debater estas matérias.
"Hoje sabemos que milhões de passageiros e turistas vão pela via do transporte aéreo e, nesse sentido, os dois setores estão interligados", adiantou.
No encontro, que decorre na cidade turística de Santa Maria, vai ser feito "um balanço do caminho percorrido e dos ganhos alcançados nestes dois setores.
Também serão encontrados soluções pragmáticas com foco no futuro, e meios credíveis que permitam aos Estados africanos maximizarem e equilibrarem os benefícios do futuro desenvolvimento dos serviços turísticos e de transporte aéreo no continente, precisa uma nota do Executivo cabo-verdiano.
Além de ministros do Transporte Aéreo, da Aviação Civil e do Turismo de todo o continente africano, também estão presentes dirigentes da ICAO e da OMT, altos funcionários governamentais, bem como especialistas desses setores e representantes de organismos internacionais e regionais africanos.
O Governo cabo-verdiano espera que a iniciativa venha a ser um marco no desenvolvimento integrado do turismo e do transporte aéreo, "dois setores económicos estratégicos no desenvolvimento do continente africano".
-0- PANA CS/DD 27março2019