Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe conferência internacional sobre políticas de drogas nos PALOP

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma Conferência Internacional sobre Políticas de Drogas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) realizar-se-á de 15 a 16 de janeiro na cidade da Praia, apurou-se quinta-feira na cidade da Praia de fonte da organização.

A conferência, promovida pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, em parceria com o Governo de Cabo Verde, pretende promover a cooperação estratégica entre Governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil no âmbito das drogas, devendo, no final dos trabalhos, ser aprovada uma declaração da Praia.

Além disso, o encontro vai abordar ainda a conceção de um espaço para a reflexão do estado das atuais políticas de drogas, promovendo a exploração de modelos alternativos, analisando o seu impacto nos domínios da saúde, da justiça social e da economia.

De acordo com a fonte da APDES, o fenómeno das drogas tem vindo a constituir-se, ao longo das últimas décadas, como uma das dimensões com particular impacto na vida das pessoas e das comunidades, com repercussões nas esferas económica, jurídica, política, da educação, da saúde e da exclusão social.

“Considerando os vários setores em que este fenómeno atua, poucas serão as componentes de uma sociedade que escapam à sua influência”, sublinha.

Para a organização do evento, as recentes redefinições das rotas do tráfico de droga têm trazido novos desafios aos PALOP, de que fazem parte Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, colocando-os cada vez mais na esfera da geopolítica mundial e da cooperação internacional., de acordo com a fonte

Daí a necessidade de se olhar à especificidade de cada território em particular, traçando diagnósticos e necessidades de intervenção, ao mesmo tempo que se atende à nova realidade das políticas globais de drogas, tendencialmente compreensivas e assentes em evidências de base científica. diz a fonte..

O fórum, que será aberto pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, com a presença de personalidades como Pedro Pires, Comissário da Comissão Oeste-Africana contra a Droga e ex-Presidente de Cabo Verde, Jorge Sampaio, ex-Presidente da República Portuguesa, Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil e Presidente da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, e David Soares, procurador do Distrito de Albany, em Nova Iorque (Estados Unidos).

-0- PANA CS/DD 09jan 2014