Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe competição internacional de canoagem

Praia- Cabo Verde (PANA) – A ilha cabo--verdiana de Santo Antão vai acolher, de 5 a 12 de Abril, a 8ª edição da Reunião Internacional de Canoagem, competição que se realizada pela primeira vez em África, soube a PANA sexta-feira na cidade da Praia de fonte desportiva.
Cerca de 90 concorrentes em representação de 11 países, incluindo Cabo Verde, vão escalar 16 ribeiras de Santo Antão com alturas compreendidas entre 190 a 250 metros.
A realização desta prova desportiva internacional é considerada como mais um produto que está a surgir nas bacias hidrográficas da ilha de Santo Antão, a mais montanhosa do arquipélago, para criar condições de emprego e geradoras de rendimento para as famílias e populações.
As provas que antecederam a edição deste ano na ilha de Santo Antão foram realizadas no México, na Espanha, na Itália, e em França.
A canoagem é um desporto que consiste na exploração progressiva dum rio pelos participantes, que deve transpor obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.
Ela surgiu no final da década de 70 na Europa, mais precisamente em França e na Espanha, e é tido pelos especialistas como um desporto extremamente seguro que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho, sendo a emoção e a adrenalina consideradas as maiores atracções para os praticantes que se apaixonam pela exploração da modalidade.