Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe atelier regional sobre eficácia de ajuda ao desenvolvimento

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Peritos de cerca de 23 países africanos francófonos e lusófonos participam, quarta e quinta-feiras na Praia, num atelier regional para o lançamento do Inquérito de 2011 de Seguimento da Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda, soube-se de fonte oficial na capital cabo-verdiana.
A Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda constitui um engajamento assumido pelos doadores e pelos parceiros para aumentar os seus esforços de harmonização, de alinhamento e de gestão com base em resultados e com indicadores bem estabelecidos para medir os avanços realizados.
O atelier, co-organizado pelo Governo de Cabo Verde, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visa proporcionar aos coordenadores de inquérito sobre os Indicadores da Declaração de Paris uma oportunidade para se familiarizar com o processo e a metodologia do inquérito e influenciar a estrutura, o conteúdo e o processo da preparação do IV Fórum de Alto Nível.
O terceiro Inquérito sobre os Indicadores da Declaração de Paris, previsto para o primeiro trimestre de 2011, surge na sequência dos dois precedentes, realizados em 2006 e em 2008, e permitirá determinar se os objetivos definidos para o ano de 2010 foram cumpridos.
O atelier, que conta também com a participação de um ponto focal dos doadores por cada país e de quadros da OCDE, do PNUD e de parceiros de Cabo Verde, irá igualmente fornecer aos países participantes informações e elementos técnicos que lhes permitirão conduzir eficazmente o inquérito de 2011.
As informações recolhidas irão permitir também aos países participantes maximizar as suas vantagens a partir deste inquérito, como por exemplo, encorajar a troca de experiências entre os países e os parceiros, organizar as explicações detalhadas e de forma interactiva sobre os indicadores e recolher sugestões práticas sobre o inquérito de seguimento dos indicadores.
O atelier será ainda uma oportunidade para atualizar as informações disponíveis sobre o IV Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, a ter lugar em Busan, na República da Coreia, em Novembro de 2011.
O encontro da Praia faz parte de uma série de iniciativas regionais organizadas pelo PNUD em parceria com a OCDE com o apoio financeiro do Canadá, de Franca, do Japão e do Reino Unido.