Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe Conferência Regional sobre Catástrofes Naturais

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Delegações dos 15 países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de outros sete da África Central vão participar, a partir desta quarta-feira, na capital cabo-verdiana, Praia, na IV Conferência Regional sobre as Catástrofes Naturais nessas duas regiões do continente africano, apurou a PANA de fonte da organização do evento.
Nesta conferência, organizada pelo Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) e pela Federação Internacional da Cruz Vermelha (FIC), em parceria com o Governo de Cabo Verde, vão participar também representantes de agências e organizações internacionais.
Ao longo de dois dias, os 60 participantes irão fazer o balanço da capacidade de resposta às catástrofes naturais de 2009 (que afectaram 600 mil pessoas e resultaram em 160 mortos) e dos mecanismos de coordenação.
Cabo Verde vai apresentar a experiência vivida no ano passado quando fortes precipitações registadas em algumas ilhas do arquipélago provocaram três mortes numa delas (São Nicolau) e elevados prejuízos materiais, incluindo a destruição de infraestruturas como vias rodoviárias, caminhos vicinais e habitações.
Os participantes irão igualmente fazer o ponto da situação de preparação para responder aos próximos desafios da estação pluviométrica de 2010 que se aproxima.
A abertura do evento a decorrer numa das unidades hoteleiras da capital cabo- verdiana será feita pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, enquanto a cerimónia de encerramento contará com a presença do Presidente da República, Pedro Pires.