Agência Panafricana de Notícias

CS da ONU cria regime de sanções contra ameaçadores de paz no Mali

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) criou terça-feira um regime de sanções direcionadas, entre as quais a interdição de viajar e o congelamento dos ativos contra pessoas e entidades envolvidas em ações políticas contra a paz, segurança ou estabilidade do Mali, abalado por um conflito.

Adotada por unanimidade pelos membros do CS, a resolução recomenda a instauração dum comité de sanções composto por todos os Estados membros, exortando o Secretário-Geral (SG) da ONU, António Guterres, a criar, para um período inicial de 13 meses, um grupo de cinco peritos encarregues de apoiar o trabalho do comité.

O acordo de paz e de reconciliação concluído em 2015 no Mali convida o CS a adotar medidas contra os que ponham em perigo a implementação deste documento, bem como a realização dos seus objetivos.

A 9 de agosto último, o Governo do Mali enviou uma carta ao Egito, que presidia rotativamente ao CS durante o mesmo mês, para pedir a criação dum regime de sanções, face à violação repetida do cessar-fogo por grupos armados no norte do país.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 06set2017