Agência Panafricana de Notícias

CPLP disposta a dar apoio à Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- A missão da delegação da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) em Bissau consiste em dar toda a solidariedade da CPLP a partir do período de transição até à restauração da ordem constitucional, bem como para os desafios futuros que são difíceis e cruciais ao mesmo tempo para a vida do país.
Estas declarações foram feitas terça-feira em Bissau pelo secretário de Estado português para os Negócios Estrangeiros, João Cravinho, que faz parte duma delegação da CPLP chefiada pelo secretário executivo da referida instituição, Domingos Simões Pereira, que chegou no mesmo dia à bissau.
"Vimos em nome da CPLP apresentar as nossas condolências às autoridades bissau-guineenses, bem como ao presidente da Assembleia Nacional (Raimundo Pereira) que vai assumir o interino à frente do Estado e de todo o povo bissau-guineense", indicou o responsável português.
Ele indicou igualmente que a sua presença neste país é para, conjuntamente com as autoridades, se tentar identificar todos os problemas com vista a pôr termo a este cíclo de violência na política e à ingerência dos militares nos assuntos políticos.
Cravinho reiterou nessa ocasião a condenação por Portugal dos assassinatos de João Bernardo "Nino" Vieira (Presidente da República), segunda-feira última, e de Batista Tagm Na Wai (chefe do Estado-Maior do Exército), domingo último.
O secretário de Estado português para os Negócios Estrangeiros chamou a atenção sobre o respeito pela Constituição bissau-guineense atravês da organização das eleições presidenciais num prazo de 60 dias.