Agência Panafricana de Notícias

CPJ saúda detenção de supostos assassinos de jornalista burkinabe Norbert Zongo

Abidjan, Côte d´Ívoire (PANA) - O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) acolheu com satisfação a detenção no Burkina Faso de três soldados envolvidos no assassinato, a 13 de dezembro de 1998, do diretor do semanário L´Índependant, Norbert Zongo, indica um comunicado transmitido terça-feira à PANA.

A coordenadora do Programa África do CPJ, Sue Valentine, saudou este gesto das autoridades burkinabes, pedindo-lhes para velarem "para que o mentor deste assassinato seja identificado e julgado".

"Depois de 17 longos anos, a família, os amigos e os irmãos de Norbert Zongo merecem um inquérito aprofundado e transparente que faça uma justiça total", congratulou-se.

No quadro das investigações para elucidar as circunstâncias do assassianto de Norbert Zongo, três soldados membros do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP) foram detidos.

O corpo de Norbert Zongo foi encontrado crivado de balas, perto do seu veículo calcinado, a 13 de dezembro de 1998, enquanto inquiria sobre acusações de cumplicidade contra François Compaoré, irmão mais velho do antigo chefe de Estado Blaise Compaoré, no assassinato dum seu motorista.

Os esforços precedentes para buscar e deter os assassinos de Norbert Zongo foram anulados pela pressão do Governo de Blaise Compaoré, incluindo a perseguição de jornalistas e e militantes dos direitos humanos.

-0- PANA BAL/IS/IBA/MAR/DD 15dez2015