Agência Panafricana de Notícias

CPJ insta Presidente ivoiriense a manter promessas de liberdade de imprensa

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Com um novo Presidente no poder é tempo de pôr termo à perseguição política dos jornalistas, criando um ambiente em que a imprensa seja livre de fazer o seu trabalho sem receio de represálias, indica o Comité de Proteção dos Jornalistas (CPJ) numa correspondência endereçada segunda-feira ao Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara.

O CPJ exortou o Presidente Ouattara a tomar as medidas necessárias para resolver a questão do desaparecimento do jornalista franco-canadiano Guy André Kieffer, de quem não se tem notícias desde 2004.

Kieffer estava a levar a cabo um inquérito sobre a corrupção no setor do cacau quando ele foi raptado em Abidjan, a capital económica da Côte d’Ivoire.

Apesar das promessas públicas feitas por responsáveis do Governo que os órgãos de imprensa favoráveis ao antigo Presidente Laurent Gbagbo iriam trabalhar sem pressão, alguns jornais foram atacados, segundo CPJ.

Deplorando vários casos de intimidação e de punição contra uma cobertura mediática anterior favorável a Gbagbo, o CPJ apela contudo a Ouattara para agir no interesse da nação que tenta sair do conflito e de divisões, fazendo com que a imprensa não seja perseguida.

No interesse da democracia e do Estado de direito, o CPJ exorta Ouattara a garantir que as violações da liberdade de imprnesa sejam tomadas a sério pelo seu Governo e que os que cometeram abusos respondam pelos seus atos.

-0- PANA PR/VAO/LSA/AAS/SOC/MAR/IZ 10maio2011