Agência Panafricana de Notícias

CPJ insta Malawi a levantar interdição do jornal Weekend Times

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), sediado em Nova Iorque (CPJ), condenou a interdição de publicação imposta pelo Governo malawí ao semanário "Weekend Times" e instou as autoridades a reconsiderar esta decisão.
Numa carta datada de 28 de Outubro último, os Arquivos Nacionais do Malawi anunciaram a suspensão imediata do Weekend Times por alegada falta de registo do jornal.
A carta cita a Lei de 1958 das publicações impressas, que estipula que todos os jornais sejam registados e depositem um exemplar de cada edição nos Arquivos Nacionais.
No quadro desta lei que remonta à época colonial, os Arquivos Nacionais podem fechar publicações por um período indeterminado, sem possibilidade de recurso, segundo os jornalistas malawís.
O advogado da empresa proprietária do semanário, a Blantyre Publishers, depositou um pedido de injunção contra a suspensão do jornal.
Lançado em 2009, o Weekend Times, que relata essencialmente o desporto e o mundo do show-biz, e divulga inquéritos sobre casos de fraudes e de escândalos sexuais que implicam personalidades públicas, passou dos iniciais três mil para 14 mil exemplares atualmente.
A suspensão deste jornal ocorre três meses depois de o Presidente malawí, Bingu wa Mutharika, ameaçar encerrar os jornais que ele acusou de divulgar mentiras.