Agência Panafricana de Notícias

CPJ exige libertação de jornalista detido no Mali

Lagos, Nigéria (PANA) – O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) pediu a libertação dum jornalista detido quarta-feira pelas autoridades malianas.

« A detenção arbitrária de Boukary Daou é outro exemplo da violação da lei pelas forças de segurança malianas », indica um comunicado divulgado pelo coordenador de Advocacia do CPJ para África, Mohamed Keita, que pede ao Governo maliano para «o libertar imediatamente».

Segundo o CPJ, sediado em Nova Iorque, o jornalista foi detido pelas forças de segurança do Mali, na sequência da divulgação pelo seu jornal duma carta aberta que critica as vantagens financeiras atribuídas ao autor do golpe de Estado de março de 2012, o capitão Amadou Sanogo.

Seis agentes dos Serviços de Inteligência do Mali detiveram Daou, diretor do diário "Le Républicain", na capital, Bamako.

O chefe de redação do diário, Assane Koné, disse que vários jornalistas se deslocaram à sede da Segurança do Estado para se inteirar do futuro do seu colega , mas eles foram informados que eles não estava nas instalações.

A imprensa local citou, no entanto, uma fonte próxima dos Serviços de Segurança que confirmou a detenção do jornalista.

Um decreto presidencial nomeou em janeiro último o capitão Sanogo à frente dum Comité encarregado de reformar as forças de segurança malianas e concedeu-lhe um salário e outras vantagens que fizeram dele o responsável melhor pago do país.

Pelo menos três jornalistas foram objeto de perseguição por parte da Segurança do Estado desde o golpe de Estado de março de 2012, segundo o CPJ.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/TON 07março2013