Agência Panafricana de Notícias

CPJ condena agressão de jornalista pela Polícia na Côte d´Ivoire

Dakar, Senegal (PANA) - O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condenou quarta-feira a agressão da jornalista Cybele Athangba pela Polícia ivoiriense, segundo um comunicado transmitido à PANA.

O CPJ declarou, no seu comunicado, que Athangba, jornalista do diário "La Nouvelle" foi agredida enquanto cobria uma manifestação de cerca de 100 polícias diante do Comando da Polícia na capital económica, Abidjan.

"Condenamos este ataque contra Athangba e apelamos às autoridades ivoirienses a tomar todas as medidas necessárias para perseguir estes agentes", declarou o coordenador para a advocacia em África do CPJ, Mohamed Keita.

Athangba fazia parte dos jornalistas que entrevistava polícias que protestavam contra o desvio de fundo que tinham sido deduzidos dos seus salários desde 2006 para pagar os seus alojamento.

Segundo o CPJ, o agente que falava aos manifestantes atacou Athangba após ter notado que ela gravava a conversa.

O CPJ declarou que a jornalista tentou resistir ao ataque, mas um outro oficial a atacou por trás e rasgou a gola do seu vestido.

O seu gravador teria sido apreendido durante a luta, mas foi recuperado depois pelos manifestantes.

O diretor-geral da Polícia Nacional ivoiriense, que teria apresenta desculpas oficiais à jornalista, indicou que ela foi confundida com uma espiã dos manifestantes.

-0- PANA MLJ/SEG/AKA/TBM/IBA/MAR/TON 13junho2012