COnselho Presidencial líbio e Nações Unidas abordam unificação orçamental na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, Ahmed Maitig, reuniu-se segunda-feira em Tripoli com o secretário-geral adjunto e coordenador da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Raisedon Zenenga, sobre o mecanismo de unificação orçamental e medidas tomadas para abrirem a estrada costeira entre Sirtes e Misrata.
Um orçamento provisório unificado de dois meses foi adotado a 3 de fevereiro pelas partes líbias sob os auspícios da MANUL.
Trata-se do primeiro desde 2014 a permitir à Nova Autoridade Executiva Unificada preparar o seu próprio orçamento.
Um comunicado do Departamento de Comunicação do Governo líbio de União Nacional, afirmou que Maitig reafirmou "o seu apoio aos esforços da Missão da ONU, da Comissão Militar Mista 5 + 5 e à coordenação de posições de apoio aos resultados da Conferência de Berlim (Alemanha) e às vias de resolução dela decorrentes.
O coordenador da MANUL, Raisedon Zenenga, também discutiu com o presidente do Conselho do Alto Estado, Khaled Al-Mechri, sobre desafios que o Governo de União Nacional e o novo Conselho Presidencial poderão enfrentar.
Estas discussões tiveram lugar durante uma reunião segunda-feira, na sede do Alto Conselho em Trípoli, de acordo com um comunicado do Conselho.
A reunião forneceu uma visão geral da situação no país e daquilo que foi decidido pelo Fórum para o Diálogo Político em Genebra (Suíça) sob a supervisão da MANUL, para além das prioridades do próximo Governo.
Por sua parte, Zenenga prometeu transferir estas ideias às Nações Unidas e procurar mais apoios da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas ao processo político na Líbia.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 08fevereiro2021