Agência Panafricana de Notícias

COnakry-Guineenses lideram listas de pedintes de asilo na Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Cidadãos da Guiné-Conakry são maioritários no grupo de Africanos pedintes de asilo na Bélgica, indica um relatório do gabinete dos estrangeiros publicado recentemente neste país europeu.
Este documento publicado depois do termo, a 15 de Dezembro último, da operação de regularização dos cidadãos sem documentos de identidade, estão no segundo lugar Ruandeses e depois Congoleses da República Democrática do Congo (RDC).
Além dos Africanos, indica o relatório, um maior número de requerentes asiáticos provém do Iraque, da China e da Rússia.
Cerca de 10 mil 350 estrangeiros, dos quais mil 887 introduziram em 2009 um pedido de asilo político na Bélgica, de acordo com a mesma fonte.
Segundo um responsável do Gabinete do Estrangeiro, o maior número de Congoleses beneficiários dum estatuto de refugiado político na Belgica em 2009 dizem pertencer a Bundu Dia Kongo (BDK), um movimento político-religioso sediado no Baixo-Congo (oeste da RDC) e que reivindica nomeadamente a restauração do reino do Kongo, desaparecido em finais do século XIX depois da colonização de África pelas potências europeias.