COVID-19 passa para 40 casos no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – O número total de casos do novo coronavírus (COVID-19), no Rwanda, atingiu 40 com quatro novos pacientes anunciados terça-feira pelos responsáveis da Saúde, em Kigali.
Todos os casos confirmados estão numa situação estável, isolados dos outros pacientes, declarou o Ministério da Saúde num comunicado.
Toda pessoa chegada ao Rwanda durante as duas últimas semanas deve estar em quarentena durante 14 dias, a partir da data de entrada no país, e seguir todas as diretivas do Ministério da Saúde em matéria de autoconfinamento.
Durante o período de quarentena que entrou em vigor domingo, 22 de março, só os mercados e as lojas que vendem géneros alimentícios entre outros produtos de mercearia essenciais ficarão abertos.
Estão igualmente abertos os hospitais, as farmácias, os postos de combustível, entre outros, enquanto os transportes públicos estão limitados aos prestadoros destes serviços essenciais.
A Polícia Nacional rwandesa exortou terça-feira as populações a respeitar o recolher obrigatório imposto desde o fim de semana último no quadro da pandemia do Covid-19 para limitar a sua propagação.
O porta-voz da Polícia Nacional rwandesa, comissário John Bosco Kabera, declarou que os que não respeitarem o recolher obrigatório serão severamente punidos, nomeadamente por multas ou penas de prisão.
Várias estradas principais, geralmente cheias de veículos, estavam na sua maioria vazias na cidade de Kigali, embora a televisão rwandesa tenha assinalado que algumas pessoas tentaram violar o recolher obrigatório que deverá durar 14 dias.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/TBM/MAR/IZ 25março2020