Agência Panafricana de Notícias

COMESA quer harmonização do sistema de contratos públicos

Tripoli- Líbia (PANA) -- Peritos dos Estados-membros do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e membros do seu Secretariado Geral discutem, desde domingo, em Tripoli, os melhores meios de desenvolver o sistema de adjudicação de contratos públicos neste agrupamento regional.
A Líbia, que é membro desta instituição regional, está representada por vários setores de atividade.
O ateliê visa favorecer a harmonização das leis comerciais e regulamentos em vigor nos Estados-membros e contribuir para a instauração do comércio livre e da integração comercial na sub-região.
Esta harmonização exige o apoio às reformas do sistema em curso nos 14 dos 20 Estados-membros que aderiram ao sistema de contratos públicos do COMESA, designadamente o reforço das capacidades e competências dos recursos humanos através de frequentes formações a nível regional.
A Líbia aderiu ao COMESA, em 2005, na sua 10ª Cimeira organizada no Ruanda e iniciou o processo de adesão ao sistema COMESA dos contratos públicos.
Os 20 países-membros do COMESA são Angola, Burundi, Comores, República Democrática do Congo, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Quénia, Líbia, Madagáscar, Malawi, ilhas Maurícias, Uganda, Ruanda, ilhas Seicheles, Sudão, a Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.