Agência Panafricana de Notícias

CNT pede prorrogação da missão da NATO na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustapha Abdeljelil, apelou à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para prolongar as suas operações militares na Líbia até ao fim do ano 2011.

Falando esta quarta-feira em Doha, no Qatar, diante dos chefes de Estados-Maiores dos países participantes na operação militar na Líbia, Abdeljelil justificou este pedido pela necessidade de controlar as fronteiras para impedir a circulação das armas através das fronteiras da Líbia.

O perigo que apresenta o resto dos combatentes pró-Kadafi, nomeadamente através do ataque das populações civis, figura entre os argumentos avançados pelo Presidente do CNT no seu pedido à NATO, num discurso retransmitido pela cadeia líbia Al-Hura, .

A NATO anunciou, com base na morte do deposto líder líbio Muamar Kadafi, a intenção de pôr termo à sua missão na Líbia a 31 de outubro corrente mas adiou uma reunião que devia realizar-se sexta-feira em Bruxelas, na Bélgica, sobre esta questão.

-0- PANA BY/TBM/IBA/FK/DD 26out2011