Agência Panafricana de Notícias

CNT líbio normaliza relações com Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – Contactos diplomáticos entre o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio e o Governo da Tanzânia estão em curso com vista a normalizar as relações entre os dois países, após a destituição do coronel Muamar Kadafi, declarou esta sexta-feira, em Dar es Salaam, o ministro tanzaniano da Cooperação Internacional e Negócios Estrangeiros, Bernard Membe.

«A Tanzânia reconhece a mudança na situação geral na Líbia e o esforço do CNT para obter o reconhecimento das Nações Unidas e da União Africana (UA) », disse Membe sem, no entanto, indicar quando a Tanzânia atribuirá oficialmente o mesmo tratamento ao novo regime de Tripoli.

"Estamos a acompanhar estreitamente o processo de paz interna na Líbia e uma vez satisfeitos com as medidas tomadas pelo CNT, nós atribuiremos o nosso reconhecimento do Conselho", disse o chefe da diplomacia tanzaniana.

Segundo Membe, o primeiro-ministro do CNT, Mahmou Jibril, encontrou-se na semana passada com o Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque(Estados Unidos) para iniciar discussões visando obter o reconhecimento pela Tanzânia do CNT.

Segundo ele, uma delegação do CNT é esperada na Tanzânia no início de outubro próximo para garantir ao chefe de Estado tanzaniano o seu compromisso de formar um Governo inclusivo na Líbia.

"Eles comunicaram até ao presente com o nosso Governo com vista ao seu reconhecimento", disse o ministro tanzaniano da Cooperação Internacional e Negócios Estrangeiros, explicando que o único progresso feito até agora é que as duas partes estão em contacto.

-0- PANA AR/SEG/NFB/TBM/FK/IZ 30set2011