Agência Panafricana de Notícias

CNT líbio felicita François Hollande pela vitória nas presidenciais em França

Benghazi, Líbia (PANA) - O Conselho Nacional deTransição na Líbia (CNT) felicitou François Hollande pela sua vitória nas eleições presidenciais francesas e afirmou a vontade da Líbia de continuar relações amigáveis e a cooperação entre os dois povos para a paz e a segurança internacionais e a estabilidade no Mediterrâneo.

O porta-voz do CNT, Mouhamed Al-Harizi, exprimiu, durante uma conferência de imprensa, terça-feira, em Benghazi (leste do país), a apreciação do CNT e do povo líbio da posição de França encarnada pelo papel do Presidente Nicolas Sarkozy a respeito da Revolução de 17 de fevereiro e o apoio material e moral prestado por este país para o êxito desta Revolução.

Segundo ele, as eleições presidenciais francesas encarnaram os valores da República francesa em matéria de liberdade, igualdade e fraternidade em virtude das quais França ajudou os povos oprimidos a encontrar a sua liberdade e a independência.

O Presidente cessante francês, Nicolas Sarkozy, foi o principal instigador da coligação militar internacional que interveio na Líbia, a partir de 20 de março de 2011, contra as forças governamentais do coronel Muamar Kadafi.

Esta coligação passou a ser coordenada, a partir de 31 de março de 2011, por um comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) na supervisão das operações militares, nomeadamente bombardeamentos aéreos contra as forças do antigo regime.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 8maio2012