Agência Panafricana de Notícias

CNT condena assalto ao aeroporto e explica rapto do coronel Al-Habchi

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho Nacional líbio de Transição (CNT) condenou vivamente o assalto, segunda-feira, contra o aeroporto de Tripoli que perturbou o tráfego aéreo, na sequência do rapto do coronel Abouajila Al-Habchi, um dos comandantes militares locais.

O CNT, que condenou igualmente, num comunicado, o rapto do coronel Al-Habchi, apelou às autoridades competentes para investigarem sobre este incidente.

O porta-voz do CNT, Mohamed Al-Harizi, explicou que o coronel Abouajila Al- Habchi foi encarregue pelo Estado-Maior do Exército de assegurar a transportação de dois tanques e veículos armados para Tripoli, quando foi sequestrado por desconhecidos.

Estão em curso operações de buscas para a sua localização, explicou.

O porta-voz do CNT precisou que, em reação a este evento, um grupo de homens armados próximos do coronel Al-Habchi foi ao aeroporto de Tripoli, pensando que fosse o lugar de detenção do seu chefe, e tomaram posições para impedir o movimento do tráfego aéreo.

Na sequência de negociações que permitiram convencer os atacantes de que o Estado não detinha o coronel e que as autoridades estavam em buscas para o localizar, eles evacuaram o aeroporto, que se encontra atualmente sob o controlo do Exército líbio e dos serviços de segurança.

-0- PANA BY/DIM/IZ 06junho2012