Agência Panafricana de Notícias

CNT adverte contra adiamento de eleições na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Qualquer adiamento das eleições do Congresso Nacional pode desencadear uma guerra civil na Líbia, afirmou o presidente do Comité das Políticas Públicas no Conselho Nacional de Transição (CNT), Fathi Al-Baajah, garantindo que esta situação conduzirá a uma ausência notória de uma autoridade central, o que significará um regresso ao vazio político.

O CNT estará ausente de qualquer circunstância marcada pelo reino das armas, afirmou Al-Baajah numa entrevista concedida ao jornal líbio «Qurayna ».

Existem grupos que querem apropriar-se do poder político e outros grupos que trabalham para tomar o controlo da revolução nacional, disse, sublinhando recear a explosão duma guerra civil em caso de fracasso das eleições.

Sobre os apoiantes do federalismo que estão na província oriental da Líbia, Al-Baajah declarou que existem partidários que apelam para a promoção do sistema administrativo da Líbia e o fim da centralização bem como da marginalização que são reivindicações legítimas e que estas pessoas têm o direito de criar um partido político e de representar uma força política de forma pacífica no seio das instituições oficiais do Estado.

Ele precisou que se estas maquinações ultrapassarem estas reivindicações e que algumas pessoas foram enganadas e fazem um discurso ou fazem circular rumores sobre a existência de alguns particularismos, "o que é inaceitável".

"Nós somos por um Exército líbio único submetido à legitimidade e a uma autoridade central única da Líbia", afirmou notando que essa autoridade não tem a ver com a descentralização administrativa.

-0- PANA BY/AAS/IBA/FK/IZ 04julho2012