Agência Panafricana de Notícias

CNG e Parlamento de Tobrouk entram em negociações diretas na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Discussões estão em curso entre responsáveis do Congresso Geral Nacional (CNG, Parlamento cessante), instalado em Tripoli, e do Parlamento de Tobrouk para restabelecer o diálogo interlíbio no interior do país sem os auspícios internacionais, anunciou um membro do Congresso, numa altura em que as Nações Unidas tentam relançar o diálogo interlíbio com a nomeação dum novo emissário especial.

Os membros do Congresso estão a realizar sessões de consulta com vários membros da Câmara dos Representantes (Parlamento) em Tobrouk, com vista à organização duma reunião direta entre delegados dos dois órgãos para relançar as sessões de diálogo interlíbio sem intermediários internacionais entre as duas partes, precisou, Abdelkader Houeili, um dos membros do CNG.

Ele sublinhou que as primeiras reuniões preliminares do diálogo líbio foram realizadas no exterior do país, na Tunísia, entre os membros do Congresso e da Câmara dos Representantes para as províncias do sul líbio.

Houeili afirmou que a tendência geral no Congresso apoia o diálogo interno e rejeita o recente acordo de Skhirat, em Marrocos, patrocinado pelas Nações Unidas.

O Conselho de Segurança das Nações aprovou sábado último a nomeação do diplomata alemão Martin Kobler, como enviado especial da ONU na Líbia, em substituição do diplomata espanhol Bernardino Leon, que supervisionava as negociações internacionais interlíbias no impasse após a rejeição das propostas pelos dois protagonistas líbios.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 01nov2015