Agência Panafricana de Notícias

CJP condena expulsão de jornalista americana da Etiópia

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Comité para a Proteção dos Jornalistas condenou a expulsão quinta-feira duma jornalista americana, Heather Murdock, da Voz da América, pelo Governo etíope.
Segundo o comunicado do CPJ, a jornalista estava em reportagem perto duma zona rebelde, a região de Harar, situada no leste do país, onde haveria confrontos entre o Exército etíope e rebeldes da Frente Nacional Separatista de Libertação Ogaden (ONLF).
O Governo etíope proibe o acesso a província Ogaden, próxima da região de Harar em conflito, a jornalistas independentes, aliás já tentou censurar uma reportagem exclusiva sobre os rebeldes em 2009, segundo o CPJ.
No âmbito da lei anti-terrorista drástica etíope, os jornalistas correm o risco de 20 anos de prisão se as autoridades etíopes julgarem as suas reportagens favoráveis aos rebeldes armados e aos grupos de oposição proibidos de actividades.
Heather Murdock chegou à Etiópia em Maio último após ter sido expulsa do Iémen em Abril na sequência duma reportagem sobre o feudo do movimento separatista armado do sul do Iémen.
Após ter coberto eleições gerais etíopes e a sua continuação, entre outras actividades, ela deixou a Etiópia, confirmou a Voz de Amércia.