Agência Panafricana de Notícias

CIRGL pede calma a atores políticos na República Democrática do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O Presidente congolês e Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGIL), Denis Sassou Nguesso, pede aos atores políticos e à sociedade civil da República Democrática do Congo (RDC) para prosseguirem com o processo eleitoral em paz.

Numa declaração sexta-feira, retransmitida nesta sábado pela rádio pública congolesa, Sassou Nguesso reiterou os apelos lançados a 26 de dezembro de 2018 pela SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e da CIRGIL para se preservar a paz, a segurança, a estabilidade e a coesão na RDC.

O chefe do Estado congolês convidou as partes congolesas a "observarem os processos e as vias jurídicos em vigor em matéria eleitoral no país".

Exortou por outro lado a comunidade internacional a redobrar de esforços para acompanhar a RDC nesta fase crucial da sua história.

Também disse ter tomado nota da proclamação da vitória de Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, nas eleições presidenciais de 30 de dezembro de 2018.

-0- PANA MB/DIM/DD 12jan2019