Agência Panafricana de Notícias

CILSS adverte de riscos de inundações nos países do Sahel

Dakar- Senegal (PANA) -- O Centro Permanente Interestados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) prevê "uma estação pluviosa normal a húmida, com riscos elevados de inundações nos países da região, para o período de Julho a Setembro", indica um comunicado do centro.
Segundo a nota, trata-se de previsões de peritos de 18 Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (SNMH) da África Ocidental e Central, das Aplicações da Meteorologia para o Desenvolvimento (ACMAD) e de outros parceiros reunidos no quadro do 13º Fórum de Previsão Climática (PRESAO 13).
Estas previsões relativas às principais bacias fluviais da sub-região foram baseadas nas temperaturas da superfície dos oceanos e nos resultados de simulações efetuadas com os modelos dos grandes centros mundiais e previsão climática", indica o texto.
O documento precisa que "as previsões sazonais foram ainda baseadas na relação entre as temperaturas de superfície das diferentes partes do Oceano mundial e a pluviometria na África Ocidental".
Os diferentes resultados mostram que, em toda a África Ocidental, exceptuando- se as zonas costeiras do Golfo da Guiné, espera-se uma pluviometria normal de tendência húmida durante a estação das chuvas de 2010.
Na zona que compreende o extremo sudoeste da Mauritânia, do Senegal, da Gâmbia e da Guiné-Bissau, bem como a metade norte da Guiné-Conakry e a constituída pelas regiões do Sahel e norte do Tchad, a situação será "húmida a normal", indicam os peritos.
Por outro lado, acrescentam, as previsões para a zona que compreende o extremo sudeste da Mauritânia, do Mali, do Burkina Faso, do Níger e a metade sul da Guiné-Conakry bem como a Serra Leoa, as regiões setentrionais e centrais da Côte d'Ivoire, do Gana, do Togo, do Benin e da Nigéria apontam para "uma situação normal de tendência húmida".
Pelo contrário, na zona constituída pelas zonas costeiras da Libéria, da Côte d'Ivoire, do Gana, do Togo e do Benin, a situação será normal de tendência seca, e na zona que compreende as regiões costeiras da Nigéria e dos Camarões, observar-se-á uma situação "seca a normal".
As previsões apontam também para inundações das principais bacias na África Ocidental tais como as rios Níger, Senegal e Gâmbia, bem como as da Volta, da Comoé na Côte d'Ivoire, e a bacia do Lago Tchad.