CHAN de futebol "Camarões 2020" adiado devido a coronavírus
Dakar, Senegal (PANA) – O Campeonato Africano das Nações de Futebol reservado aos jogadores locais (CHAN), inicialmente previsto para 4 a 25 de abril de 2020, foi adiado para uma data ulterior, devido à pandemia do coronavírus, soube a PANA de fonte oficial.
As novas datas desta competição, que agrupa os jogadores que evoluem nos campeonatos dos seus países de origem, “serão fixadas em função da evolução da situação e comunicadas em tempo oportuno”, explicou terça-feira, o ministro camaronês dos Desportos, Narcisse Mouelle Kombi.
Segundo ele, foi considerado o princípio do adiamento do CHAN 2020 num período mais adequado.
A decisão foi tomada depois do balanço da situação excecional resultante da pandemia do coronavírus”, de mútuo acordo com a Confederação Africana de Futebol (CAF) que enviou ao local um comité ad hoc liderado pelo seu primeiro vice-presidente, o Congolês, Constant Omari, acrescentou.
Num comunicado, a CAF explicou, por seu turno, que, “mesmo se a situação é considerada como estando sob controlo nos Camarões”, a crise não se estabilizou em África, embora os Camarões tenham somado 10 casos de coronavírus.
A CAF indicou igualmente que a sua administração vai propor novas datas potenciais em tempo desejado e em função da melhoria da situação.
O anúncio do adiamento do "CHAN Camarões 2020" acontece no mesmo dia em que a União Europeia de Futebol Associação (UEFA) adiou por um ano o seu Euro (campeonato europeu de futebol), inicialmente previsto para 12 de junho a 12 de julho próximo, em 12 países.
Também coincidiu com a protelação por um ano também, pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da sua "Copa America" (Taça da América), que devia ocorrer exatamente nas mesmas datas na Colômbia e na Argentina.
-0- PANA BKN/IS/MAR/DD 18março2020