Agência Panafricana de Notícias

CERF concede mais de $ 20 milhões a cinco países africanos

Dakar- Senegal (PANA) -- O Fundo Central de Intervenção de Emergência das Nações Unidas (CERF) concedeu cerca de 10 biliões de FCFA (mais de 20 milhões de dólares americanos) a cinco Estados da África Ocidental e Central, durante os primeiros três meses de 2010, segundo um comunicado do Escritório da Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) a que a PANA teve acesso.
Estes fundos foram concedidos à Guiné-Conakry, ao Mali, ao Níger, ao Senegal e ao Tchad "para permitir aos actores humanitários satisfazerem as necessidades prementes das populações vulneráveis, nomeadamente em termos de nutrição e saúde", lê-se na nota.
Com mais de 6,5 biliões de FCFA (mais de 13 milhões de dólares americanos), que representam 66 por cento do envelope total, a nutrição e a agricultura foram os principais sectores beneficiários da verba numa região onde a desnutrição mata em silêncio, anualmente, milhares de pessoas, nomeadamente crianças, indica a fonte.
"Estes fundos deverão permitir, nomeadamente ao Níger e ao Tchad, assolados por uma grave crise, e onde sete milhões 800 mil e dois milhões de pessoas respectivamente sofrem de desnutrição, dar uma assistência alimentar ás crianças, mães aleitantes e criadores de gado".
"O resto dos fundos foi alocado a projectos de saúde, vertente complementar e importante para lutar contra a desnutrição", precisa o comunicado.
Na Guiné-Conakry, a metade dos 972 milhões de FCFA (quase dois milhões de dólares americanos) atribuidos a este país, destina-se a projectos nutrição- saúde, indica o documento, acrescentando que, com 5,2 biliões de FCFA(mais de 10 milhões de dólares americanos), o Tchad foi o principal beneficiário do fundo, seguido pelo Níger com 2,9 biliões de FCFA (quase seis milhões de dólares americanos).
"A cidade maliana de Kidal deverá beneficiar de projectos de abastecimento da água potável, pastos e kits veterinários estimados em 729 milhões de FCFA (quase um milhão 500 mil dólares americanos), enquanto no Senegal, cerca de 326 mil crianças deverão ser vacinadas contra o sarampo", sublinha o comunicado.
"O CERF tornou-se num elemento vital na resposta humanitária da nossa região, pois nos permite prevenir situações desastrosas", segundo o chefe do Escritório do OCHA para a África Ocidental, baseado em Dakar, Hervé Ludovic de Lys.
Criado em 2006, o CERF, cujo secretariado é assumido pelo OCHA, é um mecanismo de financiamento cujo objectivo é permitir uma resposta rápida e coordenada a situações de emergência.
"Desde a sua criação, ele desembolsou mais de 729 biliões de F CFA (quase um bilião 500 milhões de dólares americanos) para mais de 70 países no mundo", segundo o comunicado.
Os Estados da África Ocidental e Central figuram entre os beneficiários regulares do CERF que, em 2009, lhes concedeu 32,7 biliões de FCFA (mais de 67 milhões de dólares americanos), de acordo com a fonte.