Agência Panafricana de Notícias

CERF concede $ 6 milhões ao Níger para atenuar crise alimentar

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo Central de Intervenção de Emergência (CERF) anunciou quarta-feira a atribuição de seis milhões de dólares americanos para apoiar os esforços de alívio dos sofrimentos de milhões de pessoas confrontadas com graves penúrias alimentares no Níger, indica um comunicado divulgado em Nova Iorque.

"Milhões de pessoas estão confrontadas com uma crise humanitária que se agrava no Níger", disse a responsável do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), Valerie Amos, citada no comunicado.

"O Fundo gerido pelo OCHA vai assegurar-se de que a resposta às necessidades em alimentação, nutrição e agricultura apenas seja distribuída em caso de necessidade absoluta", acrescentou.

"Largas franjas da população do Níger não recuperaram da crise alimentar do ano passado causada pela seca no Sahel e pelo próximo período de estiagem", prosseguiu.

Segundo ela, o financiamento do CERF vai permitir às três agências das Nações Unidas intervir cedo para evitar uma deterioração do estado nutricional das pessoas vulneráveis, nomeadamente as crianças.

As Nações Unidas disseram que o CERF concedeu mais de 74 milhões de dólares americanos para operações de socorro ao Níger durante os últimos cinco anos.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 08dez2011