Agência Panafricana de Notícias

CENI reajusta resultados de presidenciais proclamados no Togo

Lomé , Togo (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) criou a surpresa ao reajustar os resultados proclamados precipitadamente, terça-feira última, soube-se junto do diário governamental Togo Presse de quinta-feira em Lomé.

Segundo as novas cifras difundidas pela CENI, o Presidente cessante, Faure Gnassingbé, é declarado vencedor com 58,73 porcento dos votos contra 58,75 porcento que atribuídos a si precedentemente.

Foi seguido por Jean-Pierre Fabre que obteve 35,19 porcento dos sufrágios em vez de 34,95 porcento inicialmente anunciados.

Aimé Tchabouré Gogué da Aliança dos Democratas para o Desenvolvimento Integral (ADDI), conseguiu 4,03 porcento contra 3,08 porcento que lhe foram atribuídos.

O candidato do Novo Compromisso Togolês (NE), Gerry Taama, declarado na quarta posição com 1,66 porcento dos votos encontra-se com 1,04 porcento.

Mohamed Tchassona Traoré do Movimento Citadino para a Democracia e Desenvolvimento ganhou agora 0,96 porcento contra 0,99 porcento anteriores.

Os resuldados divulgados, terça-feira última, com a precipitação e contestados pela oposição, foram repudiados também por Jean-Pierre que afirma ser o "verdadeiro vencedor" deste escrutínio.

-0- PANA FAA/IS/IBA/FK/DD 1maio2015